
Existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetaram minhas tentativas de relacionamentos amorosos.
Durante o período em que trabalhamos juntos no Departamento de Genética, tivemos diversas discussões interessantes, que continuaram mesmo depois de sua mudança de cargo. Só por isso eu já teria ficado satisfeito com nossa relação, mas Gene também me convidou para jantar em sua casa e executou outros rituais de amizade, o que resultou em um relacionamento social entre nós. A esposa dele, Cláudia, uma psicóloga clínica, hoje também é uma amiga. O que totaliza dois amigos, portanto.
Rosie havia falhado em diversos critérios do Projeto Esposa – incluindo a questão mais crítica, em relação a fumar. Meus sentimentos por ela não podiam ser explicados pela lógica. Eu não dava a mínima para Merryl Streep, mas estava apaixonado por Rosie.
O Dom é prático e complexo, ao mesmo tempo. Qualquer leitura de explicação resolve o problema que ele tiver. Se quiser aprender a dançar, um esqueleto humano com certeza pode ajuda – lo depois da sua leitura sobre o básico de dança. Se ele quer aprender diferentes posições sexuais, nada melhor que pegar um livro em que ensine isso e muito mais. E por que não treinar com o mesmo esqueleto? HAHAHA Quando eu terminei o livro eu fiquei com a sensação que não é apenas um romance. O Dom é realmente um experimento que deveria ser estudado. Ele é sério que fica engraçado. Ele é prático que se torna interessante. Ele é inteligente que chama a atenção. Ele é complexo diz o que ninguém quer ouvir mas que não compreende a si mesmo.
O argumento dela foi simples: existe alguém para todo mundo. Do ponto de vista estatístico, quase com certeza ela estava certa. Infelizmente, a probabilidade de eu encontrar essa pessoa era minúscula. Mesmo assim, aquilo gerou um incomodo no meu cérebro, como um problema matemático que sabemos que deve ter solução.
Os personagens são cativantes e por Rosie ser totalmente o oposto do que o Dom deseja é que percebemos os motivos pelas quais eles se dão tão bem. E pelo meio do caminho você percebe que eles vão aprendendo e se descobrindo um com o outro. Antes, para o Dom, o que era totalmente impossível – se envolver com Rosie – acaba se tornando tão comum como qualquer uma de suas atividades cronometradas. Ela era seu oposto e isso mexeu com ele pois viu o mundo não ais através dos seus olhos, mas também através dos olho da bela mulher que Rosie é. Entre tantos outros adjetivos.
É o típico livro em que você consegue visualizar virando uma excelente comédia romântica. E claro, recomendo muito, principalmente para fugir do convencional.
Eu gostei muito da edição: a capa é fofa, a editora manteve o tamanho padrão dos livros dele e casaram perfeitamente com a historia do Dom. Não precisa dizer muito quando história + projeto gráfico realmente se completam.